quarta-feira, 18 de maio de 2016

Biblioteca Virtual levará a “Trezena da Liberdade” para debate na Unijorge

Após uma trezena de artigos sobre experiências de liberdade em seu site, este mês, a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé - unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura do Estado, convidou alguns dos articulistas para debaterem suas temáticas com alunos do curso de História da Unijorge (Comércio) no próximo dia 20, às 19h.


Na ocasião, haverá participação de três autores que escreveram para a “Trezena da Liberdade”, ação que teve como intuito aliar a temática da liberdade africana à luta pela libertação dos negros escravizados no Brasil, com a publicação online de 13 artigos de renomados pesquisadores sobre diferentes experiências de liberdade e em diversas regiões e contextos da história da escravidão na Bahia. Serão eles: o historiador Igor Gomes (UFF), Isabel Cristina Ferreira dos Reis (UFRB) e Clíssio Santana (FPC/UNIJORGE), diretor da Biblioteca Virtual, que mediará a discussão.

Bios

Igor Gomes é formado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, tem Mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é doutorando da mesma Universidade. Isabel Cristina Ferreira dos Reis é Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ​. Já Clíssio Santana é mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, e licenciado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente dirige a Biblioteca Virtual.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Fonte: http://goo.gl/iIQHVl

Nenhum comentário:

Postar um comentário